Em qual rede social devo marcar presença?

Estar presente no universo digital é um dos indicadores de sucesso para marcas, negócios e projetos na realidade no mundo atual.

 

Porém, um dos grandes desafios é descobrir quais são as redes sociais certas para a sua marca e compreender qual é a melhor estratégia de conteúdo, de acordo com os objetivos e proposta de valor do seu negócio ou projeto.


As redes sociais já se tornaram parte do cotidiano das pessoas e são um dos principais canais de marketing digital. Em recente pesquisa realizada pelo Facebook mostrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial das redes sociais e como elas podem alavancar sua marca pelos diversos meios de comunicação, com o objetivo de direcionar uma audiência para seus canais de venda. E é um erro muito comum acreditar que sua marca tem que estar em todas as redes sociais possíveis ou porque alguma empresa do mesmo segmento que o seu possui perfil nessa ou naquela rede.


De fato, possuir uma presença em um número maior de canais significa impactar mais pessoas, porém nem sempre esse esforço de comunicação está direcionando sua audiência para a conclusão dos objetivos pensados pela sua marca. É fundamental ter uma estratégia de comunicação bem desenhada e compreender as características e utilidades das diferentes redes sociais, já que não basta apenas criar um perfil e esperar que isso gere resultados, é necessário empenho e dedicação para entender a dinâmica das redes sociais e acompanhá-las com frequência.


Sua audiência e as pessoas consumidoras usam esse espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de outros clientes e comparar as marcas, para compreender qual faz mais sentido para seu estilo de vida. Então, se faz necessário estar presente, ouvir, interagir, acompanhar e responder solicitações.


Para te ajudar a se contextualizar nesse universo e pensar em quais redes sociais você deve marcar presença, vamos te contar um pouco sobre porque você deve pensar em participar das principais redes sociais que existem atualmente:


Facebook


É ainda a maior rede social da atualidade, mesmo tendo perdido algum espaço com a presença de outras redes que têm ganhado mais espaço. O Facebook possui cerca de 77% dos acessos às redes sociais de todo o planeta. Só esse dado já seria motivo suficiente para criar uma página para sua marca e começar a trabalhar a captação de seguidores nesta plataforma.


Por meio da criação de uma fanpage, sua marca poderá entrar em contato direto com esses milhões de usuários, falando com eles por meio de posts e conteúdos que sejam do interesse deles, gerando engajamento e empatia, chamando atenção de potenciais clientes que navegam por essa rede.


O Facebook é um ótimo lugar de discussão, onde clientes expressam suas opiniões de forma livre e podem utilizar a página de sua marca para repassar vários insights que poderão ser utilizados em suas próximas campanhas. Além disso, as opções de curtir, compartilhar ou comentar fazem com que as suas publicações apareçam no feed dos amigos dos usuários que realizaram essas ações, aumentando o alcance dos posts.


Instagram


Existem vários pontos importantes para você utilizar o Instagram e aumentar o alcance das suas campanhas de marketing, o principal deles é que essa é a rede social que mais cresce no mundo nos tempos atuais.


Por ser uma rede social extremamente visual, baseada em vídeos e fotografias, o Instagram funciona como uma vitrine digital para sua marca, na qual você pode exibir seus produtos, serviços e comunicar pontos relevantes do seu trabalho para uma audiência específica de forma simples e eficaz. Um perfil bem diversificado, com informações comerciais e conteúdos que deixe claro quais são os seus produtos e serviços, e todas as suas particularidades, pode atrair a atenção de muitas pessoas e levar ao crescimento da sua marca na web.

O Instagram também é muito bom para gerar tráfego para o seu site, gerando mais oportunidades de negócio. Também é possível criar uma loja dentro da plataforma, chamada de Instagram Shopping, mostrando não apenas os posts de produtos, mas seus valores e as formas de pagamento existentes.

Conforme sua página conquista novos seguidores, a sua marca também conquista clientes, uma vez que eles podem estar ao seu alcance para a realização de ações de marketing direcionadas. A conversão é muito maior entre seguidores, já que todos aqueles que seguem a sua marca já têm um prévio interesse no conteúdo que você tem exibido.


Twitter


O Twitter é uma rede social muito única, ela funciona como uma espécie de microblog em que seus usuários podem publicar textos com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. Suas limitações de uso geram outro tipo de comunicação entre as pessoas e faz com que os diálogos se multipliquem pela rede. Por conta disso, o Twitter exige uma frequência maior de postagens, atenção constante, e respostas personalizadas de acordo com a interação de cada seguidor.


O grande diferencial do Twitter é que o trabalho bem feito tem boas chances de ser recompensado, ou seja, dar atenção especial a cada um dos fãs ajuda a torná-los defensores da sua marca, o que tem se mostrado ser um valor único em mercados tão competitivos como os atuais.


LinkedIn


O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo, sendo ideal para buscar leads qualificados. Quando se trata de profissionalismo, o LinkedIn é um dos principais canais da atualidade e costuma ser bastante utilizado em casos de recrutamento.


Um dos seus grandes diferenciais é poder buscar por empresas, profissionais, grupos e instituições de ensino e filtrar os resultados utilizando informações como cargos, localidade e setores. Para quem é assinante e tem uma conta premium, ainda há vantagens adicionais, como o envio de mensagens diretas.

Ideal para quando sua marca está executando uma estratégia de prospecção ativa e precisa chegar até a pessoa com o poder de tomada de decisão. Aliás, a possibilidade de networking é outro grande benefício ao se realizar ações de marketing no LinkedIn, ainda que o seu objetivo não seja comercial, a rede social ajuda você a trocar informações com outros profissionais, compartilhar conteúdos, boas práticas e a se manter atualizado sobre tudo que tem acontecido no mercado.


YouTube


O formato de vídeo é a mídia que mais cresce e a mais consumida nos últimos anos. A ascensão de aplicativos de vídeos rápidos como TikTok é um ótimo indicativo, bem como o grande aumento da audiência em canais de streaming em todo o mundo. Neste cenário, é natural que o YouTube seja visto como um canal importante para as marcas que querem otimizar seus resultados.


Muitas pessoas consumidoras têm o hábito de pesquisar na internet, para sanar suas dúvidas, essas pessoas leem artigos, ouvem podcasts e assistem a vídeos, um dos seus tipos de conteúdo preferidos pela sua praticidade, que representou em 2020, 82% do tráfego online.

Além de ser a principal plataforma de vídeos do mundo, o YouTube fica atrás apenas do Google quando o assunto é pesquisa. Esse crescimento dos formatos em vídeo como mídia tem gerado um aumento da exigência das pessoas por qualidade de conteúdo, ou seja, não adianta criar um canal no YouTube e postar vídeos pouco interessantes ou mal produzidos. É preciso se planejar bem para entender que tipo de conteúdo em vídeo sua marca pretende oferecer e como o sua audiência irá se relacionar com ele.


Pinterest


O Pinterest é muito procurado por pessoas que querem fazer algo novo, uma vez que é uma rede social visual, cheia de ideias e referências. Esse pode ser o caminho para que sua marca se destaque de acordo com o seu produto ou serviço. Ao publicar ideias, inspirações e conceitos você e sua marca podem ser notados pelos usuários, estreitando o relacionamento com essa audiência e prospectando possíveis negócios.

Podemos considerar o Pinterest como a rede social que mais impacta na decisão de compra da audiência, já que as pessoas que estão navegando na rede estão em busca de referências e soluções para algo que vão fazer.


Agora que te contamos um pouquinho sobre as principais redes sociais da atualidade, você já consegue pensar em qual delas faz sentido sua marca estar presente?


Não se esqueça que conhecer as características e conceitos básicos de cada rede social não basta para definir uma boa estratégia de conteúdo e presença digital. É natural que as dúvidas apareçam durante a fase de execução e talvez seja necessário repensar não só as redes sociais em que sua marca se encontra, mas também a estratégia definida nos principais canais de marketing digital.


Nosso objetivo com este artigo é estimular a reflexão e fazer com que você pense sobre a sua marca, e como ela se relaciona com sua audiência em cada uma das redes.


E lembre-se, mais do que estar conectado, esteja presente na rede social que faça sentido para a sua marca!


🤓✌️✨


Ítalo Martins - Business Designer, Consultor de Inovação, Especialista em Marketing Digital e Cofundador da Cápsula Inovação

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo