Como o Design Thinking te ajuda a inovar no seu negócio/projeto


Você sabe a importância do design thinking para seu negócio ou projeto? Sabe como utilizar essa metodologia para desenvolver produtos e serviços mais atrativos para seus clientes? Como esse conhecimento pode construir melhores experiências para seus usuários?


No momento em que vivemos, precisamos pensar em novas escolhas e em novos futuros que consigam responder e solucionar a complexidade do mundo atual. Pensar e agir da mesma maneira como agimos há 100 anos atrás, não irá nos levar a futuros diferentes.


Pensando nisso, diversas organizações têm aplicado o método mais difundido para impulsionar mudanças: o design thinking, que é a apropriação da metodologia e pensamentos inerentes do designer para a resolução de problemas, busca de processos criativos e novos modos de desenvolvimento de inovação dentro das organizações.


O Design Thinking propõe uma nova forma de pensar e um novo olhar sobre os problemas e neste novo post iremos te apresentar alguns conceitos que acreditamos sobre essa metodologia que vem sido aplicada em muitos negócios e projetos ao redor do mundo e como sua utilização impulsiona processos de inovação no seu negócio/projeto.

 

O que é design thinking

Design thinking é uma abordagem utilizada para solucionar problemas complexos de maneira centrada no ser humano. É uma abordagem prática, que segue um processo estruturado para inovar nas soluções e desenvolver melhoria na experiência dos usuários. Ao usar conceitos criados na área do design, o design thinking reúne o que é desejável do ponto de vista do utilizador, tecnologicamente exequível e economicamente viável.


O Design thinking pode ser aplicado em uma grande variedade de áreas, sua utilização mais comum está relacionado à criação de novos produtos e serviços. Mas também é utilizado em outras não tão óbvias como política, cultura, recursos humanos e educação.


As áreas criativas estão a trabalhar cada vez mais com o design thinking e a mostrar resultados tangíveis, oferecendo inúmeras vantagens às empresas e profissionais na era da transformação digital. Dentre elas, estão a criação de um ambiente favorável à inovação, o foco no problema do cliente e a constante busca pela eficiência operacional, com a oportunidade de abraçar soluções advindas de profissionais que nem sempre têm voz ativa dentro de sua função profissional.


Ao baixar as barreiras da hierarquia e do pensamento exclusivamente cartesiano, o Design Thinking oferece espaço para as ideias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o nosso cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto, e, a partir daí, enxergar futuros desejáveis.


Valores do design thinking


O Design Thinking propõe uma nova maneira de pensar, baseado em 3 grandes valores: empatia, experimentação e prototipação.


Empatia: Significa se colocar no lugar do outro para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Com isso, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas.


Experimentação: É importante experimentar ideias e arriscar, pois se aprende muito com o erro. Isso permite descobrir caminhos inusitados. De acordo com Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel de Química e da Paz: “Para ter uma boa ideia, você antes precisa ter muitas ideias”. A tarefa é ter, colaborativamente, o maior número de ideias e, depois, prototipar as melhores.


Prototipação: Significa criar modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável. Trata-se de concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir. Prototipar é usar a criatividade para transformar desafios em oportunidades.


Como o método de trabalho do design thinking te ajuda a inovar


O design thinking é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. Assim, é preciso acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, impactar positivamente as pessoas e criar soluções de negócio inovadoras.


Sendo assim, é impraticável mecanizar o trabalho criativo no seu dia a dia. Nós da Cápsula, acreditamos que é impossível reduzi-lo a uma série de etapas ou levá-lo a uma linha de produção. Não existem duas soluções criativas iguais, nem duas pessoas criativas idênticas. O melhor a fazer é construir uma compreensão compartilhada dos objetivos para que todas as pessoas na empresa tenham a chance de experimentar, aprender e crescer como equipe.


O método é destinado a estimular e organizar esses processos criativos, envolvendo diversos campos e diferentes locais de atuação dentro de uma organização ou projeto.

O Design Thinking ajuda no balanceamento de tecnologias, no desenvolvimento de uma cultura própria e na organização da atividade humana. O design motiva a inovação, a inovação dá poder à marca, a marca constrói fidelidade, a fidelidade sustenta os lucros.

Sendo assim, pelo uso da lógica abdutiva o design thinking têm a capacidade de identificar problemas e contradições e criar percepções sobre os comportamentos humanos que orientam o desenvolvimento de soluções para as necessidades não satisfeitas da sociedade atual.


Para que as organizações e projetos sejam capazes de gerar esse tipo de resultado e experiência que direcione nossas mentes e satisfaça nossas demandas, eles não podem se limitar a contratar designers, elas precisam culturalmente se tornar designers.



Ítalo Martins - Cofundador, designer estratégico e consultor da Cápsula Inovação.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo