6 dicas para você mover suas iniciativas criativas e culturais

Atualizado: 17 de mai. de 2021


planejamento criatividade produção cultural
Foto: Ítalo Martins

Se você tem um projeto cultural ou alguma iniciativa criativa, esse post é para você!


Criamos algumas dicas que irão te auxiliar a rever e movimentar a energia de seus projetos, iniciativas e coletivo. Aproveite este momento de transformações e tente enxergar novos caminhos e horizontes!

- (Re)Defina a proposta de valor de seu projeto

Todo projeto, iniciativa ou coletivo tem algo especial, algum diferencial ou uma característica que se destaque. A proposta de valor está intimamente relacionada ao que o seu projeto entrega de valor para o seu público-alvo. Entenda qual o propósito do seu projeto e defina o que ele promove de importante para o contexto que está inserido, quais necessidades sua iniciativa irá sanar e o que ela leva de valores para o seu público!


- Conheça seu público-alvo

É muito importante que você entenda quem é o público-alvo de seu projeto ou iniciativa criativa. Ao obter o máximo de informações sobre o público e conhecer com mais detalhes o seu perfil, pode-se planejar as ações do projeto ou da iniciativa de forma mais assertiva. Além disso, com o seu público bem definido, você consegue compreender mais a fundo onde encontrá-lo e melhores maneiras de se comunicar!


- Defina canais de comunicação e planeje ações de divulgação

Após conhecer mais a fundo seu público-alvo, é possível definir com mais clareza quais os melhores canais para se comunicar e interagir com ele, bem como as melhores maneiras de divulgar sua iniciativa ou as ações de seu projeto. Depois de entender em quais canais o seu público está presente e que conteúdos podem despertar interesse nele, planeje as ações de marketing de seu projeto.


- Busque novas parcerias

Estamos vivendo um momento em que formar redes e se conectar com as pessoas e projetos tem sido cada vez mais importante e extremamente essencial. Busque parceires para divulgar o seu trabalho, realizar permutas de serviços, trocar experiências! Ah, e lembre-se que uma parceria boa é quando ambos os lados oferecem algo que possa contribuir!


- Entenda quais são os objetivos atuais do seu projeto

O objetivo de um projeto cultural ou uma iniciativa criativa diz respeito aos anseios e resultados que estas pretendem alcançar. É possível definir um ou mais objetivos, mas é importante que todos estejam alinhados ao cenário atual que o projeto está inserido e a uma análise interna sobre suas potencialidades. É importante você saber onde quer chegar, para entender qual caminho deve traçar!


- Crie um planejamento

Após (re)definir sua proposta de valor, conhecer seu público-alvo, entender melhores canais para divulgar sua iniciativa, enxergar possíveis parceires estratégicos e entender qual o objetivo do seu projeto ou iniciativa, crie um planejamento! O planejamento existe para te auxiliar a viabilizar suas ideias, ele é um passo a passo, um desenho do caminho que irá percorrer. Primeiro você define as ações, depois os prazos e os responsáveis por cada atividade. Organize por ordem de prioridade, por isso é importante entender muito bem quais são os objetivos do seu projeto!

A Cápsula desenvolveu uma metodologia própria que auxilia iniciativas criativas, projetos culturais e coletivos em todas essas etapas de reestruturação de suas ideias e de planejamento. Ficou interessade? Entre em contato com a gente e batemos um papo! :)


Camila Couto - Gestora Cultural, Consultora de Gestão da Inovação e Cofundadora da Cápsula

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo