5 dicas para um pequeno negócio criativo sobreviver a uma era de transformações

Atualizado: 17 de mai. de 2021



Por conta da pandemia do coronavírus, estamos vivendo uma situação bastante nova para todes, que mexe emocionalmente com a gente e economicamente em nossos negócios ou projetos. Momento de incertezas, reclusão, dificuldades de viabilização dos projetos, futuro incerto. Mas calma, respire fundo, é o momento de revermos e transformarmos nossos negócios, projetos e dinâmicas de trabalho. E para te ajudar nesta nova fase, criamos algumas dicas especiais que podem te deixar mais forte para encarar todas as possíveis transformações!



1. Respire e se organize

Antes de sair tomando qualquer decisão, respire! Tire um tempo para enxergar o cenário e as possibilidades atuais para o seu negócio criativo ou projeto. Aproveite para se planejar, definir o que é prioridade e organizar um check list de tarefas!


2. Se jogue em outras órbitas

Faça um brainstorming de ideias focado no seu negócio ou projeto. Expanda as possibilidades de alcance de suas iniciativas criativas. Questione-se sobre quais novos lugares seu negócio pode ocupar, quais plataformas utilizar, quais maneiras comercializar seus produtos ou serviços. Não se preocupe com as ideias que você não utilizar agora, deixa-as guardadinhas. Mas certamente alguma nova ideia caberá bastante ao cenário atual: se jogue!


3. Apure sua intuição e reavalie seus custos

Corte aqueles custos que atualmente você não considera essenciais para o seu negócio. Para isso, avalie com atenção seus números e siga sua intuição. Lembre-se de se basear no seu processo de avaliação do que é prioridade e importante neste momento!


4. Use as redes sociais a seu favor e inspire as pessoas

Desenvolva conteúdos relevantes e criativos, seu negócio tem muito a falar! No momento atual as pessoas estão se alimentando bastante de conteúdos online, aproveite este ensejo, mostre seus trabalhos e o que ele contribui para o mundo.


5. Se conecte com outras pessoas e forme redes de apoio

Entre em grupos de empreendedorxs, artistas, gestorxs de projetos, converse e troque bastante informação. A comunicação neste momento é essencial para gerar novas ideias e soluções!


Essa é uma situação comum para muita gente, não se culpe e não se cobre! Seus projetos irão sofrer alguns impactos, contudo acreditamos que alguns deles serão positivos! Vamos juntes!


Camila Couto - Gestora Cultural, Consultora de Gestão da Inovação e Cofundadora da Cápsula Inovação


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo